“Earth Song -Magnum Opus”
Michael Jackson estava sozinho em seu quarto de hotel. Ele estava no meio da segunda etapa de sua turnê mundial Bad, um extenuante 123-concerto espectacular que se prolongaram por quase dois anos. A turnê se tornaria a maior bilheteria e a mais concorrida das séries de concertos na história. Poucos dias antes, Jackson havia realizado em Roma no Estádio Flaminio a uma multidão esgotada extática de mais de 30.000.
Em seu tempo de inatividade, ele visitou a Capela Sistina e a Catedral
de São Pedro, no Vaticano com Quincy Jones e o lendario compositor e maestro, Leonard Bernstein. Mais tarde, eles foram a Florença, onde Jackson ficou embaixo da magistral escultura de David de Michelangelo. Agora ele estava em Viena, Áustria, capital da música do mundo ocidental. Foi aqui onde o brilhante Mozartcompôs a Sinfonia n º 25 e Requiem assombrando, onde Beethoven estudou com Haydn e tocou sua primeira sinfonia. E foi aqui, no Hotel Imperial, em 01 de junho de 1988, que opus magnum de Michael Jackson, "Earth Song", nasceu. Os pedaços de minuto a minuto que se materializou ao longo dos próximos sete anos foi algo nunca ouvido antes na música popular. Um hino social e uma canção de protesto, foi como parte da herança do rock. E nada era como esta musica. "Earth Song" era algo épico, dramático e primal. Suas raízes eram mais profundas, a sua visão mais panorâmica.
Foi uma lamentação rasgadas das páginas de Jó e Jeremias, uma profecia
apocalíptica que lembrou as obras de Blake, Yeats e Eliot. Ele transmitiu o protesto musicalmente como a magistral obra, Guernica, como estética. Dentro de suas cenas de roda da destruição e sofrimento tinham vozes-chorando, implorando, gritando para ser ouvida ("E nós?").
"Earth Song" se tornaria o hino de maior sucesso ambiental já
registrado, no topo das paradas em mais de quinze países e vendendo mais
de cinco milhões de cópias. No entanto, nunca críticos sabiam bem o que fazer com ela. Sua fusão incomum de ópera, rock, gospel, blues e soava como nada no rádio. Ele desafiou quase toda a expectativa de um hino tradicional. No lugar do nacionalismo, que imaginou um mundo sem divisão ou hierarquia. No lugar do dogma religioso ou humanismo, que ansiavam por uma visão mais ampla do equilíbrio ecológico e harmonia. No lugar de propaganda simplista para uma causa, era uma genuína expressão artística. No lugar de um coro jingly que poderia ser estampado em uma camiseta ou outdoor, é oferecido um grito, sem palavras universal. Jackson lembrou do momento exato em que a melodia veio ...
Texto de JOE VOGEL
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