A data limite para a nomeação de candidatos é o dia 1 de Fevereiro de cada ano e apenas um número específico de pessoas tem o direito de apresentar a sua candidatura. Logo que o processo de entrega de candidaturas esteja concluído, o Comité Nobel reúne-se com o secretário para elaborar uma lista dos candidatos escolhidos. Após isto, os conselheiros do Comité e outros peritos compilam relatórios pormenorizados sobre cada candidato. Os referidos relatórios constituem a base para as subsequentes deliberações do Comité. O Comité Nobel anuncia o nome do candidato vencedor em meados de Outubro.
Exceção prêmio póstumo à foi o diplomata sueco Dag Hjalmar Agne Carl Hammarskjöld (1905-1961) secretário geral das Nações Unidas e candidato ao Nobel da Paz quando morreu e foi premiado a título póstumo (1961). Foi um caso excepcional porque tinha sido proposto por uma fonte oficial como candidato ao prêmio, antes de morrer em um acidente de avião. Após a atribuição deste prêmio houve alteração das regras de atribuição no sentido de posteriormente não permitir atribuições do Nobel nestas condições.
** Como podem ver Prêmios Nobel não são dados a pessoas falecidas. O caso deste diplomata ele já era candidato quando faleceu, o que não é o caso de MJ. Além disso, se fosse possivel MJ concorrer o prazo também já se esgotou (01 fevereiro de cada ano) e as nomeações não são dadas por assinaturas de pedidos ou indicações.
IMPORTANTE:
Comitê descarta conceder Nobel da Paz para Michael Jackson
O Comitê Nobel de Oslo descartou em agosto de 2009 a possibilidade de o cantor Michael Jackson ser candidato ao prêmio Nobel da Paz, apesar do abaixo-assinado organizado por fãs na internet, que, apenas no primeiro dia, recebeu o apoio de 15 mil pessoas.
Um porta-voz do Comitê Nobel indicou que o organismo está recebendo uma grande quantidade de e-mails propondo o nome de Michael Jackson como candidato, mas ressaltou que o Nobel da Paz não é concedido a pessoas que já morreram.
Não só isso, mas o direito de propor candidatos é muito limitado, incluindo apenas vencedores do prêmio, governos, parlamentos, instituições científicas e outros organismos vinculados ao Comitê Nobel.
"É completamente impossível, ele não receberá o prêmio", insistiu o porta-voz em Oslo.
Já o diretor do Instituto Nobel de Oslo, Geir Lundestad, indicou que não é insólito que amigos, parentes e admiradores proponham uma determinada pessoa como candidato ao Nobel da Paz, dotado de 970 mil euros (R$ 3,4 milhões), mas acrescentou que essas campanhas populares não têm a mínima influência na decisão do comitê.
A iniciativa dos fãs do rei do pop não é nova, já que em ocasiões anteriores foram feitos pedidos similares a pessoas e entidades específicas com capacidade para nomear candidatos, como o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan.
Idealizadores da nova campanha, que querem recolher 1 milhão de assinaturas, afirmam que Michael Jackson merece a indicação por ter dedicado a vida sem descanso à melhora das condições de vida das crianças e de toda a humanidade.
Só em uma ocasião foi concedido um Nobel da Paz póstumo, ao sueco Dag Hammarskjöld, ex-secretário-geral da ONU, em 1961, e se tratou de um caso excepcional porque tinha sido proposto por uma fonte oficial como candidato ao prêmio, antes de morrer em um acidente de avião.
Créditos: Fanforum